22 outubro 2016

O contrato chamado 'VIDA'

Por que a vida faz dessas com a gente???
Estilo bola de boliche, faz strike em nossos planos.
Antes de começar a viver, acho que é como se a gente assinasse um contrato. E uma das cláusulas desse contrato diz que você vai experimentar as sensações mais incríveis, os prazeres mas indescritíveis, vai achar que o tempo é curto pra fazer tudo, vai amar, sorrir, ser feliz, vai também desejar viver cem anos. Só que também faz PARTE DO ACORDO, E ESTÁ LÁ EM LETRINHAS MIÚDAS, que para ter acesso a todos esses benefícios existem condicionantes: experimentar as piores DORES, perder o chão quando menos se espera, sentir o buraco que se abre no peito por causa da sensação de impotência, DESEJAR QUE NÃO EXISTA A DOR. E me pergunto como que a gente passa a vida muitas vezes vivendo como se ela nunca fosse te dar uma rasteira, e não lemos essas letrinhas miúdas que vem no 'contrato'?? Como?? Me pergunto por que eu não li. 
E está tudo lá, no contrato de cada uma de nós, esse imprevisível negócio chamado VIDA.
No meu caso, o difícil foi que, em alguma página não lida, essas letrinhas miúdas deveriam explicar melhor como seria terrivelmente estranho ter que se reinventar por inteira após dias de uti, coma, hospital e um diagnóstico de uma doença até então desconhecida, rara e sem cura. O Lúpus Eritematoso Sistêmico. 
Depois desses 10 anos em que sigo diariamente a luta contra a doença, e sonho com a remissão dela, tenho que confessar algumas coisas:
A maior parte do tempo eu 'me esqueço'. Finjo que não é comigo ( só finjo) e estou craque nisso... Ou simplesmente levo 'na boa'. Mas de vez em quando, a realidade me dá uns tapas na cara. Tipo hoje. Ela bateu forte, e então me dei conta de TODAS AS MINHAS LIMITAÇÕES, da merda onde estava boiando, e de quão injusto parece o mundo. E me entristeço. É uma tristeza de me angustiar, mas sem choro, não porque eu não chore, mas acho que pelo fato de eu tomar esses calmantes que me 'trancam' o sentimento de extravasar em lágrimas as minhas dores e revoltas.
Força na peruca. "Sigo em frente". Cor nesse batom. "A ESPERANÇA NUNCA MORRE". Esmalte nessas unhas. Esconde esse fungo horroroso que surgiu nelas e vai deixá-las caírem após tanto tempo lutando pra deixá-las lindas. 
"Não desisto. Não desisto". 
Só queria entender por que às vezes era tão difícil e às vezes tão fácil. 
Talvez um dia...   Aí então a única coisa que consigo sentir hoje é esse sentimento estranho de dor e sofrimento por não ser mais aquela menina maluca e sem sossego que eu era e isso dói...

Dói. Se me perguntarem o que acontece, só saberei responder isso: dói. Se me perguntarem onde é a dor, ainda assim só responderei: dói. Tudo tem a ver com aquele grito reprimido, aquele sonho escondido, aquele choro nem sempre contido: dói. Aquela vontade de cortar a garganta para não poder gritar. Aquela vontade de arrancar os olhos só pra não poder ver. Aquela vontade de esmagar o coração só para não poder sentir. Mesmo com todas essas coisas incapacitadas ainda assim doeria. Porque não está na garganta, nos olhos, no coração. Está em toda parte.


Um comentário:

  1. é meu bem te compreendo te sinto cada vez mais, vejo no seu olhar mas mesmo assim a sua caminhada se tornou comigo junto, a 1 ano e já da para dizer um mês estou contigo tentando sempre te dar força para ir em frente, sem desistência sempre com muito amor no coração e sabemos que tanto você como eu temos muito amor em comum. Por isso não desisto de você como você também não desiste de mim Te Amo minha princesa e vai dar tudo certo continuamos a acreditar em Deus que ele tem propósito em nossas vidas e muito amor por nós também..... e como diz a letra da Legião Urbana ...
    E nossa história
    Não estará
    Pelo avesso assim
    Sem final feliz
    Teremos coisas bonitas pra contar
    E até lá
    Vamos viver
    Temos muito ainda por fazer
    Não olhe pra trás
    Apenas começamos
    O mundo começa agora, ahh!
    Apenas começamos
    tudo passa, tudo passará !!!

    Não esqueça de mim do seu Jonas .. te Amo minha Ana ... muuiittoo muito

    ResponderExcluir

Aprendendo com o Lúpus © Copyright 2015 - 2017. - Versão Lovely. Ilustração Angie Makes. - Original de Muryel de Oliveira. Tecnologia do Blogger.